Nessa fase, propomos iniciar a intervenção propriamente dita com o levantamento de dados e informações sobre a escola. A seguir, sugerimos perguntas básicas sobre informações pertinentes à vida da comunidade escolar. Com base nesses dados, o projeto poderá ser melhor planejado e efetivado.
Cabe destacar que a participação dos(as) interessados(as) pode acontecer em todos os momentos, a depender do contrato inicial firmado com as lideranças, do tempo disponível, dos registros já realizados etc; e o levantamento será tanto ou mais completo dependendo do tempo e dos recursos acessíveis e, também, se há algum projeto ou iniciativa a priorizar.
Procure identificar todos(as) os possíveis participantes da comunidade escolar e obter informações que serão pertinentes ao projeto que será elaborado coletivamente.
Educadores(as): perfil sociocultural, regime de contratação, tempo de trabalho na escola, carga horária, formação acadêmica etc.
Estudantes: quem são, quais resultados de aprendizagem têm ou não têm alcançado.
Comunidade: perfil socioeconômico e cultural, condições de mobilidade, saúde, acesso a bens culturais etc.
Podemos observar e fazer perguntas sobre os usos das TDIC na comunidade para diagnosticarmos níveis da apropriação dessas tecnologias.
Qual é o nível de acesso às TDIC de gestores(as), professores(as), estudantes e comunidade?
O uso se dá na escola? Descreva a infraestrutura da escola.
O acesso efetua-se nas residências? Como? Por meio de computadores ou dispositivos móveis? Como é o acesso à internet?
Quais são os níveis de apropriação pessoal? Quais os usos mais frequentes?
Quais são os níveis de apropriação profissional? Registre exemplos de uso profissional.
Neste item, busque identificar como a escola é percebida pelas pessoas que fazem parte dela.
O que ela significa para seus membros?
Eles(as) estão satisfeitos(as) com a escola?
Como gestores(as), professores(as), estudantes e comunidade veem-se mutuamente?
Que projeto mobiliza mais intensamente a comunidade?
Há consenso sobre um projeto comum para a escola?
Nesse levantamento de dados sobre a comunidade escolar, informações sobre a gestão e seus processos são importantes para a efetivação dos acordos viáveis a serem planejados e executados.
Há gestão pedagógica? Que práticas são realizadas?
Há gestão para a integração das TDIC? Quais são os(as) profissionais envolvidos(as)? Que funções e responsabilidades eles(as) assumem?
Que práticas coletivas já são efetivadas? Há planejamentos coletivos? O que é coletivamente planejado? Que avaliações coletivas são realizadas?
Qual a participação da comunidade nessas práticas?
O diagnóstico das ações pedagógicas integradas às TDIC ajudará na definição dos objetivos a serem atingidos pelo projeto.
Como é a relação entre alunos(as) e professores(as)?
Quais são as principais dificuldades enfrentadas por gestores(as), professores(as), estudantes e comunidade?
Que níveis de integração há entre as práticas pedagógicas e o uso das TDIC?
Os dados coletados serão importantes para o diagnóstico inicial a ser apresentado para a comunidade escolar e discutido com ela. Nesse diagnóstico, pode-se elaborar um parecer sobre as oportunidades e viabilidades da execução da proposta de formação. Nesta, cabe pensar em sugestões preliminares de diretrizes, objetivos e plano de formação para apresentá-las e discuti-las coletivamente. Esses últimos temas serão tratados nas etapas a seguir.