Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico V – Novas Miradas, Novas Possibilidades. Vamos Lá Fazer o que Será!

Sugestão de Atividade Final: Construção Coletiva do Plano de Formação

2 Determinação dos Objetivos e das Expectativas

 

Nesta etapa é importante que todos(as) participem, pois é nela que se constrói efetivamente o senso de pertencimento e compromisso com o processo. Afinal, quem não decide não se sente responsável, não é mesmo? Temos discutido desde o início de nossos estudos que a falta de projetos sociopolíticos e culturais é crucial na configuração das crises em que vivemos hoje. A construção desses projetos coletivos é, portanto, um caminho para sua superação. Então, vamos lá! 

As expectativas são mais gerais que os objetivos, elas são de longo prazo e podem configurar-se em princípios gerais. Elas são vistas a longa distância e mostram onde se quer estar sempre chegando, são os ideais buscados constantemente. Num plano de formação de professores(as) para a integração das TDIC nas escolas, elas podem versar sobre o papel das TDIC nesse local, na gestão democrática, na aprendizagem, na gestão do trabalho pessoal, na relação com a comunidade, na formação dos(as) educadores(as) etc.

Já os objetivos são mais específicos, precisam ser expressos com clareza e concisão e são de mais curto prazo. No caso de um plano de formação, uma boa medida de tempo de execução seria o prazo de um ano letivo. Seria importante também que eles expressassem algum parâmetro ou critério pelo qual pudessem ser avaliados. Também é essencial que todos(as) sintam que esses objetivos são desejados e viáveis, ou seja, que são importantes e que podem ser alcançados.

Sugerimos que as perguntas a seguir guiem possíveis objetivos para um plano de formação.

  • Que níveis de integração das TDIC deseja-se atingir neste primeiro ano?

  • Quais dimensões dos saberes dos(as) professores(as) sobre as TDIC serão priorizadas?

  • Que metas de aprendizagem devem ser atingidas com os(as) alunos(as)?

  • Que expectativas de gestão serão perseguidas? Em que etapas?

  • Quais serão os papéis, as novas funções e as responsabilidades dos(as) participantes para promover a efetiva integração das TDIC ao currículo?

  • Como será a dinâmica da intervenção dos(as) formadores(as) na escola? Quando? Onde? Com quem? As intervenções serão individuais ou coletivas?

Ir para página anterior Ir para próxima página