Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II – Escola, TDIC e Identidade

 

Sugestão de Atividade 3: Conhecendo os Movimentos Musicais pelo Mundo afora

O objetivo desta atividade é explorar um pouco a hibridização em expressões culturais populares, principalmente na música. Convidamos você a conhecer algumas bandas populares entre jovens latino-americanos que traduzem e expressam criatividades insuspeitas de mestiçagens e hibridizações, tanto no âmbito cultural e político quanto no espaço das estéticas transnacionais e dos ritmos locais.

 

Ouça e acompanhe as letras e os vídeos.

 

Observe como o universo musical pode ser uma via de acesso às culturas juvenis e aos seus meios de expressão!

 

Agora, recomendamos que em duplas, vocês selecionem duas músicas (sugeridas ou outras), uma brasileira e outra latino-americana. Depois procure analisar as letras e os ritmos das canções escolhidas e ao final, sugerimos compartilhar suas escolhas e reflexões com seus(suas) colegas de turma na mídia social escolhida pelo grupo.

A seguir, pontuamos algumas perguntas que podem auxiliar você a conduzir a análise.

  • O que essas músicas nos dizem?

  • Em que momentos esses dizeres emergem?

  • A que aspectos identitários dos(as) jovens essas músicas nos remetem?

  • Como elas agem na configuração de novas representações da realidade dos(as) jovens e da escola?

 

 


Ir para página anterior Ir para próxima página