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Tópico IV - Gestão das TDIC na Escola

Outra ação necessária que cabe ao gestor é preparar toda a comunidade escolar para lidar com os desafios advindos de situações como: a gestão do tempo, a diversidade de gerações e suas respectivas relações com as tecnologias, a necessidade de apropriação tecnológica e da integração criativa de seus recursos aos conteúdos curriculares. Essa preparação demanda atitudes mediadoras para que conjuntamente possam ser reconstruídas as práticas escolares.

Mesmo que a escola não tenha alguns dos recursos digitais para a sua utilização em atividades pedagógicas, os alunos e os educadores têm acesso a eles em suas casas, nos shoppings, nas bilheterias de cinemas e teatros, nos aeroportos, nas rodoviárias, em serviços de transporte público, nos bancos, entre outros e, muitas vezes, os trazem para o interior da escola, atitude que muitas vezes gera dúvidas e mal-entendidos.

Existem leis de origem dos poderes públicos estaduais e municipais em diferentes regiões que estabelecem critérios para o uso de alguns dispositivos móveis em sala de aula, como o uso do celular pelos alunos. Diante disso, o trabalho diferenciado do gestor juntamente com os professores, sem dúvida, é fundamental para que o uso dos dispositivos móveis tenha um caráter essencialmente pedagógico.

A escola, enquanto espaço de construção de conhecimento, não pode ficar alheia a isso. Por isso propomos algumas questões a serem pensadas pela gestão. 

  • Como as crianças e os jovens de hoje aprendem?
  • A escola está preparada para lidar com efeitos dos dispositivos móveis que são usados pelos seus alunos no dia a dia e trazidos para seu interior?
  • A escola está preparada para reconhecer e incluir os conhecimentos (muitas vezes não formalizados) e as manifestações culturais da preferência dos alunos nas atividades escolares?
  • Os novos meios de comunicação advindos do uso de uma tecnologia não presente na escola podem contribuir para as novas formas de interação e aprendizagem?
  • Como a escola integra os artefatos digitais trazidos pelos alunos aos já existentes na escola?
  • A escola, com a função de formar o aluno integralmente, crítico, responsável, preparado para atuar na sociedade do seu tempo pode dar um sentido pedagógico e orientador para o uso dos artefatos digitais que fazem parte do cotidiano dos alunos?
  • Que novos espaços de aprendizagem esses dispositivos móveis podem possibilitar? Como abrir e gerenciar esses novos espaços?

Esses questionamentos devem permear as reflexões e discussões dos educadores (gestores, professores e pais) para que sejam pensadas e construídas novas formas de ensinar e aprender com os recursos digitais.


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