Segundo a Pesquisa TIC Educação, quase a totalidade dos diretores escolares têm acesso a computador em casa.
Hoje os computadores portáteis estão frequentemente presentes nas casas de cerca de 98% de diretores, porém agora, convivendo com os computadores de mesa e com os tablets também.
A quase totalidade dos diretores tem acesso à internet em suas casas. Em 2012, já totalizavam 94%.
Em 2013, 99% das escolas que participaram dessa pesquisa possuíam computadores, dos quais 90% estavam presentes nas salas dos diretores e coordenadores pedagógicos.
Em 2012, a pesquisa levantou o uso da internet através de celulares e constatou que 24% dos diretores e professores, e 46% dos alunos já tinham acessado à internet através de celulares.
Os computadores estão presentes em 99% dos domicílios dos coordenadores pedagógicos; destes, 96% têm acesso à internet.
É possível também observar uma tendência crescente à mobilidade. Em 2013, 84% dos coordenadores pedagógicos que possuíam computador em casa já tinham computador portátil; 54% o levavam para a escola e 45% acessavam à internet pelo celular.
Os computadores estão presentes em quase a totalidade (98%) dos domicílios dos professores. 96% têm acesso à internet. E, da mesma forma, podemos observar uma tendência à mobilidade. 62% dos professores que participaram da pesquisa declararam que acessam internet via celular.
Os computadores estão presentes em 75% dos domicílios dos alunos, e destes 71% têm acesso à internet. Da mesma forma, podemos observar uma tendência à mobilidade: 38% dos alunos que participaram da pesquisa declararam que acessam à internet via celular.
Como você pôde observar nesses resultados da pesquisa do CETIC.br, de um modo geral, os diretores e coordenadores pedagógicos, além de terem acesso à computadores, têm também mais acesso a tablets, smartphones e celulares. Em que medida esse acesso da equipe gestora a diferentes tecnologias tem influenciado o uso dos celulares nas escolas pelos alunos?