Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Gestão das TDIC na Escola

O Uso de TDIC nas Atividades de Gestão Escolar e na Prática Pedagógica

 
Diretores

De um modo geral, o computador e a internet foram gradativamente sendo integrados nas atividades de gestão. A atividade na qual esse uso é menos frequente é a comunicação com os pais e alunos.

Pense nisto...

Quais seriam em sua opinião alguns motivos pelos quais os diretores declararam não utilizar recursos da internet de forma tão frequente na comunicação com pais e alunos? De que modo a internet poderia aproximar pais e alunos da escola?

Veja a seguir um exemplo de como uma escola está usando as TDIC, não só para se comunicar com os pais, mas também para interagir com eles e pensar em conjunto estratégias para melhorar o diálogo entre a família-escola.

 

 

Coordenador Pedagógico

Em relação à priorização dos objetivos pedagógicos da sua prática, 32% dos coordenadores pedagógicos declararam que devem focar os objetivos pedagógicos de sua prática nas habilidades e competências técnicas dos professores no uso das TDIC, e somente 17% consideram que devem prioritariamente estar relacionados ao uso inovador das TDIC pelos professores.

Pense nisto...

As pesquisas mostram que professores, coordenadores pedagógicos, diretores e alunos já têm acesso ao computador e à internet, o que nos faz pensar que esses recursos podem também ser utilizados para a discussão e compartilhamento de ideias nos momentos de planejamento de aulas e atividades. De que modo as TDIC podem ser utilizadas para estimular o trabalho coletivo para a instituição de práticas pedagógicas inovadoras na escola?

 

Professores

Para saber que tipos de atividades os professores propõem com mais frequência a pesquisa TIC Educação parte de sugestões objetivas. A partir destas sugestões os professores se manifestaram como consta na tabela a seguir:


Ir para página anterior Ir para próxima página