De um modo geral, o computador e a internet foram gradativamente sendo integrados nas atividades de gestão. A atividade na qual esse uso é menos frequente é a comunicação com os pais e alunos.
Quais seriam em sua opinião alguns motivos pelos quais os diretores declararam não utilizar recursos da internet de forma tão frequente na comunicação com pais e alunos? De que modo a internet poderia aproximar pais e alunos da escola?
Veja a seguir um exemplo de como uma escola está usando as TDIC, não só para se comunicar com os pais, mas também para interagir com eles e pensar em conjunto estratégias para melhorar o diálogo entre a família-escola.
Em relação à priorização dos objetivos pedagógicos da sua prática, 32% dos coordenadores pedagógicos declararam que devem focar os objetivos pedagógicos de sua prática nas habilidades e competências técnicas dos professores no uso das TDIC, e somente 17% consideram que devem prioritariamente estar relacionados ao uso inovador das TDIC pelos professores.
As pesquisas mostram que professores, coordenadores pedagógicos, diretores e alunos já têm acesso ao computador e à internet, o que nos faz pensar que esses recursos podem também ser utilizados para a discussão e compartilhamento de ideias nos momentos de planejamento de aulas e atividades. De que modo as TDIC podem ser utilizadas para estimular o trabalho coletivo para a instituição de práticas pedagógicas inovadoras na escola?
Para saber que tipos de atividades os professores propõem com mais frequência a pesquisa TIC Educação parte de sugestões objetivas. A partir destas sugestões os professores se manifestaram como consta na tabela a seguir: