Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Gestão das TDIC na Escola

Como Identificamos as Contribuições das TDIC para as Escolas?

Coordenadores Pedagógicos

Segundo a pesquisa TIC Educação 2013, 93% dos coordenadores pedagógicos ouvidos concordam em alguma medida que as tecnologias de informação e comunicação são consideradas relevantes na escola; ou seja, do ponto de vista desses atores, não se discute mais a relevância de tais recursos.

Uma parte considerável dos coordenadores pedagógicos ouvidos (41% concorda em parte e 40% concorda plenamente) afirma que a escola integrou o computador e a internet à maioria das práticas de ensino-aprendizagem, embora afirmem que limitações de infraestrutura ainda restringem em alguma medida o uso do computador e da internet nas escolas.

 

Diretores

Os diretores consideram o acesso a materiais diversificados como a maior contribuição para a prática docente (96% concordam em alguma medida), reconhecem o maior domínio no uso das tecnologias pelos professores (92%), ressaltando também a adoção de novos métodos pedagógicos (92%), a colaboração entre pares na escola (83%) e entre escolas (74%).

 

Professores

De um modo geral, a opinião dos professores corrobora a dos diretores, pois a maioria, cerca de 73%, afirma que uma das contribuições das TDIC na prática pedagógica refere-se a possibilidade de acesso a materiais diversificados. Veja a tabela:

Pense nisto...

A pesquisa limita a identificação das contribuições das TDIC à prática docente aos tópicos constantes na tabela acima. Baseando-se no contexto de sua escola, quais contribuições à prática docente você efetivamente observa em sua escola? Quais outras você acrescentaria a esta lista?

A partir desse referencial então, vamos agora fazer o exercício de olhar para o futuro e pensar em caminhos que podemos seguir para dar continuidade na integração efetiva das TDIC na escola, considerando as especificidades do contexto da cultura digital, e o espaço mais indicado para o registro dessas conclusões é, sem dúvida, o Projeto Político Pedagógico (PPP), não é mesmo?


Ir para página anterior Ir para próxima página