Discutimos até aqui que o conflito pode ser interpretado como um instrumento de crescimento ou como um grave problema que deve ser abafado. A partir da leitura do texto “Participação e conflito na gestão de uma escola transformada em comunidades de aprendizagem”, busque refletir sobre quais conflitos você vivencia na sua escola e quais estratégias de mediação são utilizadas.
Em uma gestão que privilegia a liderança e a participação da comunidade, torna-se mais comum a manifestação de diferentes posições quanto aos objetivos, procedimentos e exigências no estabelecimento escolar.
A presença das TDIC no dia a dia escolar pode gerar conflitos de diversos tipos. Pensando nisso, convidamos você a discutir com seus colegas, no local de discussão indicado pelo (a) formador (a), os conflitos gerados em sua escola relacionados à presença das TDIC, apontando as estratégias de mediação adotadas.
Você pode aproveitar para ler as publicações dos colegas, conhecer os conflitos vivenciados e as mediações adotadas por eles nas outras escolas e fazer, se necessários, comentários pertinentes.
A presença da tecnologia digital na escola traz um grande desafio para toda comunidade escolar e para o gestor, que tem a responsabilidade de articular e gerenciar diversas ações envolvendo: aspectos políticos, administrativos e pedagógicos; demandas, encaminhamentos e tomadas de decisão mais abrangentes.