Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico IV - Intersecções do Verbal, Visual, Sonoro

Hipermídia

A hipermídia é composta por conglomerados de informação multimídia (verbo, som e imagem) de acesso não sequencial, navegáveis através de palavras-chave semialeatórias. Assim, os ingredientes da hipermídia são imagens, sons, textos, animações e vídeos que podem ser conectados em combinações diversas, rompendo com a ideia linear de um texto com começo, meio e fim predeterminados e fixos.

As múltiplas aparições de natureza multimídia, que competem pela atenção do receptor e são acessíveis por meio de hiperlinks, criam um espaço heterogêneo que consiste em camadas de programação executadas a cada clique do mouse do computador, ou ao toque dos dedos no tablet.  

As diferentes páginas de uma hipermídia ganham a atenção do receptor por meio da interpenetração, justaposição e multiplicação da página anterior e da página seguinte. O deslocamento constitui-se na estratégia operativa do estilo hipermídia, cujos recursos criam um espaço visual inteiramente novo.

 

Desse modo, o controle das descontinuidades, na medida em que o receptor se movimenta no espaço hipermídia, é realizado pela mente do receptor que, para tal, desenvolve processos perceptivos e cognitivos inéditos que são próprios de um novo tipo de leitor, inaugurado pelo mundo digital: o leitor imersivo.

A hipermídia está longe de se limitar a programas e produtos. Ela é, na realidade, uma nova configuração das linguagens humanas, assim como o livro, o jornal, o cinema e o vídeo foram e continuam sendo configurações de linguagens com características próprias. Trata-se de uma dinâmica de linguagem que modifica substancialmente a posição do receptor. Este se transforma em cocriador de mensagens que se constroem por meio de sua interação. Além disso, as plataformas atuais, como os blogues, as redes sociais - e mesmo as wikis - permitem que o antigo receptor se converta em produtor e divulgador de suas próprias mensagens.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página