Agora que você já passou pelo contexto histórico que mostra rapidamente como se chegou à cultura digital e que questões sociais decorrem dessa cultura, reflita a respeito do segmento em que você vive e perceba quais são os tipos de tecnologias digitais a que você tem acesso na cultura digital. O objetivo desse desafio é que você se perceba dentro desse universo e consiga delinear quais formas de apropriação você construiu em sua vivência diária com as tecnologias digitais e, ainda, como você se posiciona a respeito delas. A proposta desse desafio é refletir também sobre como esses novos recursos podem intervir no dia a dia da escola e na forma como o ensino e a aprendizagem podem acontecer.
A proposta desta atividade é que você, cursista, a partir do que foi identificado nas atividades do PLAC 1 e à luz das teorias e da bibliografia sugerida sobre cultura digital, assista ao vídeo em que Jesús Martín-Barbero fala sobre educação e tecnologia digital e, a seguir, elabore um texto individualmente, em qualquer linguagem, atendendo aos questionamentos a seguir.
Como a infância e a juventude contemporâneas se comportam na cultura digital?
Qual o papel da escola na cultura digital e qual a relação entre as TDIC e tal cultura?
O(a) seu(sua) formador(a) indicará o local de publicação desse texto.