A foto colorida mostra outro espaço da sala com paredes de tijolos a vista. À direita e à frente, uma mesa redonda com uma prancheta preta sobre o tampo branco e quatro cadeiras coloridas ao redor. Mais ao fundo, mais ou menos no centro da foto, uma mesinha infantil com tampo branco em forma de losango e três cadeiras baixas. Uma lousa verde ocupa toda a extensão da parede atrás das mesas onde, no alto, estão pintados números de zero a nove. No topo da lousa, placas penduradas em um fio, como em um varal, trazem, cada uma, uma letra do alfabeto em maiúscula e minúscula, na forma cursiva e de imprensa, acompanhada de um desenho. Um cartaz de papel pardo pende no centro da lousa, logo abaixo de um relógio redondo de parede. Sobre a lousa, há um ícone branco em forma de mão com o título Quadro-Negro que dá acesso a textos e também links para fora do tour virtual. Ao fundo da sala, sobre um tapetinho no piso de tacos, alguns brinquedos, entre os quais uma tóca cor-de-rosa, um pula-pula em forma de cavalinho amarelo e bonecas dentro de carrinhos em frente a um espelho retangular na mesma parede da lousa. Sobre os brinquedos, um ícone com o título Estimulação precoce dá acesso a textos e links externos. Mais ao fundo da foto, janelas basculantes estão parcialmente encobertas por uma cortina de tecido branco. No teto, uma luminária com lâmpadas fluorescentes está acesa. À esquerda e à direita, duas setas vermelhas de navegação dentro de retângulos amarelos. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.
Ao clicar no ícone intitulado Quadro-Negro, a tela que surge mostra, sob o mesmo título, uma foto colorida com o detalhamento da lousa na parede de tijolos a vista, que ocupa toda a largura da imagem. No canto inferior esquerdo está a mesa de tampo redondo com a prancheta preta em cima e três cadeiras ao redor. No topo da lousa estão as placas penduradas como em um varal com as letras do alfabeto e os desenhos. À direita está afixado na lousa um bonequinho loiro e sorridente, de camisa vermelha e shorts azuis, com os dois braços erguidos acima da cabeça, o joelho esquerdo flexionado, equilibrando-se sobre a perna direita. Sobre a lousa há quatro ícones brancos em forma de mão com os títulos O que é TA?, Recursos Multifuncionais, AEE e Construindo o Dossiê que dão acesso, cada um, a abas com textos e também a links para fora do tour virtual. No rodapé, ao centro, uma seta vermelha de navegação dentro de um retângulo amarelo. No canto superior direito há um ponto de interrogação vermelho dentro de um círculo amarelo que conduz de volta à tela Como Navegar.
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas - CAT, instituído pela PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: "Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social". Para entender mais, saber as categorias e diferentes tipos de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva desenvolvida e disponibilizada em nosso país, sugerimos que leia os materiais que seguem nos links abaixo. Qualquer dúvida ou comentário fale com seu professor, com seus colegas, utilize o ambiente Proinfo e as ferramentas lá disponibilizadas.
http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html#categorias
http://proeja.com/portal/images/semana-quimica/2011-10-19/tec-assistiva.pdf
Um texto de Romeu Kazumi Sassaki, escrito em 1996:
De acordo com o autor Sassaki (1996), o termo tecnologia assistiva é bastante complexo e por isso a necessidade de contextualizá-lo. A fim de contextualizar a nomenclatura utilizada no Brasil, segue o texto abaixo que sugerimos seja feita a leitura.
Lembre-se sempre: qualquer dúvida converse com o professor e os colegas.
“Lendo artigos sobre equipamentos, aparelhos, adaptações e dispositivos técnicos para pessoas com deficiências, publicados em inglês, ou vendo vídeos sobre este assunto produzidos em inglês, encontramos cada vez mais freqüentemente o termo assistive technology.
No contexto de uma publicação ou de um vídeo, é fácil entender o que esse termo significa. Seria a tecnologia destinada a dar suporte (mecânico, elétrico, eletrônico, computadorizado etc.) a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental ou múltipla. Esses suportes, então, podem ser uma cadeira de rodas de todos os tipos, uma prótese, uma órtese, uma série infindável de adaptações, aparelhos e equipamentos nas mais diversas áreas de necessidade pessoal (comunicação, alimentação, mobilidade, transporte, educação, lazer, esporte, trabalho e outras). No CD-ROM intitulado Abledata, já estão catalogados cerca de 19.000 produtos tecnológicos à disposição de pessoas com deficiência e esse número cresce a cada ano.
Mas como traduzir assistive technology para o português? Proponho que esse termo seja traduzido como tecnologia assistiva pelas seguintes razões:
Em primeiro lugar, a palavra assistiva não existe, ainda, nos dicionários da língua portuguesa. Mas também a palavra assistive não existe nos dicionários da língua inglesa. Tanto em português como em inglês, trata-se de uma palavra que vai surgindo aos poucos no universo vocabular técnico e/ou popular. É, pois, um fenômeno rotineiro nas línguas vivas.
Assistiva (que significa alguma coisa "que assiste, ajuda, auxilia") segue a mesma formação das palavras com o sufixo "tiva", já incorporadas ao léxico português. Apresento algumas dessas palavras e seus respectivos vocábulos na língua inglesa (onde eles também já estão incorporados). Foram escolhidas palavras que se iniciam com a letra a, só para servirem como exemplos”
associativa- associative
adutiva - adductive
acusativa - accusative
aquisitiva - aquisitive
ativa - active
adaptativa - adaptive
adotiva - adoptive
afetiva - affective
adjetiva - adjective
agregativa - aggregative
assertiva - assertive
aplicativa - applicative
“Nestes tempos em que o movimento de vida independente vem crescendo rapidamente em todas as partes do mundo, o tema tecnologia assistiva insere-se obrigatoriamente nas conversas, nos debates e na literatura. Urge, portanto, que haja uma certa uniformidade na terminologia adotada, por exemplo com referência à confecção/fabricação de ajudas técnicas e à prestação de serviços de intervenção tecnológica junto a pessoas com deficiência” (SASSAKI, 1996).
Com a intenção de melhor situar e contextualizar os tipos e categorias de Tecnologia Assistiva e para qual deficiências são mais indicadas, a pesquisadora e Fisioterapeuta Rita Bersch, 2008, organizou o material que segue a fim de facilitar o entendimento sobre o item categorias de Tecnologia Assistiva.
“A classificação abaixo, foi construída com base nas diretrizes gerais da American with Disabilities Act, porém não é definitiva e pode variar segundo alguns autores.
A importância das classificações no âmbito da tecnologia assistiva se dá pela promoção da organização desta área de conhecimento e servirá ao estudo, pesquisa, desenvolvimento, promoção de políticas públicas, organização de serviços, catalogação e formação de banco de dados para identificação dos recursos mais apropriados ao atendimento de uma necessidade funcional do usuário final” (BERSCH, 2008).
Vídeo: Convidamos você a assistir as professoras Rita Bersch e Ana Irene explicando o conceito de Tecnologia Assistiva. A fala das pesquisadoras complementa o estudo acerca da terminologia de Tecnologia Assistiva utilizada atualmente no Brasil, bem como, as categorias criadas para a classificação e melhor compreensão das mesmas.
Linkar VIDEO
Leitura Complementar: Sugerimos que realize a leitura de uma parte do livro Tecnologia Assistiva, Brasília, 2009. Em especial, a parte 4 Conceituação e Terminologia. Nessa leitura é destacado as questões relacionadas a conceituação e o que está presente no conceito brasileiro de Tecnologia Assistiva.
A fim de que você amplie os conhecimentos e discussões realizadas acerca da Sala Multifuncional, na Unidade 2 deste curso, sugerimos que continue realizando leituras e pesquisando. Com o intuito de facilitar alguns caminhos deixamos abaixo leituras que entendemos ser importantes para sua trajetória.
Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17430&Itemid=817
Regulamentação do Programa Sala de Recursos Multifuncionais
Manual de Orientação do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.
Nota Técnica n° 11/2010 – Orientações para a institucionalização da oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas de ensino regular.
Documento Orientador do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais
Seguindo os mesmos objetivos do item Sala de Recursos Multifuncional, desejamos contribuir com o repertório de leituras que se fazem importantes para ampliar as discussões acerca dos elementos que compõe o atendimento especializado.
http://www.assistiva.com.br/aee.html
Conheça o Decreto Nº 6.571/08 que Dispõe sobre o atendimento educacional especializado - AEE
Vídeo: Conheça um pouco mais sobre AEE e SRM, assistindo a fala da Prof. da Rede Municipal de Porto Alegre na Sala Multifuncional.
Prezado Cursista:
Nesta Unidade 3 você teve oportunidade de conhecer uma Sala de Recurso Multifuncional a partir da exploração do nosso Tour 360.
Na introdução você, cursista, foi convidado a percorrer essa sala, com 7 paredes, cheias de recursos, ideias, experiências e exemplos de Tecnologia Assistiva.
Agora chegou a hora de você registrar, mais um pouco do percurso percorrido até o presente momento da sua aprendizagem. Faça isso no seu DOSSIÊ DE INCLUSÃO, o qual você já teve contato no documento Dossiê de Inclusão (https://docs.google.com/document/d/1AxhOoNL81gzJ4b3C6P2XCPYTwG8kPre3vqLvJlP8sTI/edit). Caso sinta necessidade, revisite esta parte ou converse com o professor formador a fim de sanar possíveis dúvidas.
Clique nesse LINK e direcione-se às informações necessárias.
A partir dos objetivos propostos para este cenário, que seguem no quadro abaixo, propomos o seguinte conjunto de atividades que estão de forma mais detalhada e relacionada com as paredes da Sala de Recursos Multifuncional, na qual você realizou o Tour Virtual:
1) Na Parede Vida Diária e Mobilidade Urbana você deve analisar as configurações de acessibilidade da sua escola/espaço de trabalho. Apontando as fragilidades que deveriam/poderiam ser re-pensadas a partir dos textos, vídeos e exemplos vivenciados neste espaço virtual e que tem relação com sua unidade escolar ou experiência.
2) Nas paredes Informática Acessível, Comunicação Alternativa e Estimulação Precoce você cursista deve selecionar, de livre escolha, duas Tecnologia Assistiva lá expostas e estudadas e responder e realizar as atividades listadas abaixo (A ao D).
PS: Sugerimos que a Parede Estimulação Precoce seja para professores da educação infantil, pois ela desenvolve atividades e recursos de Tecnologia Assistiva mais voltadas para a faixa etária deste atendimento especializado. Porém, se você gostou do espaço virtual e deseja discutir sobre esta faixa etária, sinta-se a vontade, mesmo não sendo professor deste grupo e no caso de professor de AEE, mesmo não os atendendo.
A escolha será para que você desenvolva uma atividade prática. A mesma deve poder ser utilizadas na sua sala/escola ou espaço de trabalho. Para tanto siga os passos e instruções que seguem e mãos a obra, vamos continuar trilhando o caminho para uma educação mais inclusiva:
a) Descreva a situação em que seriam (casos de alunos) aplicados os recursos de TA que você escolheu, referente a uma ou mais de uma das paredes visitadas no Tour da SRM. Caso não tenha um aluno com deficiência, pense em algum que conheça, ou troque experiências e pense a respeito de um aluno de outra unidade escolar.
b) Pense e reflita, após registre, o potencial para inclusão destes recursos de TA a partir dos casos relatados. De que forma esse recurso, serviço, estratégia ou metodologia pode facilitar ou amenizar as barreiras educacionais apresentadas pelo aluno em questão.
c) Apresente um plano de utilização com objetivos, descrição das atividades que seriam realizadas, formas de acompanhamento, resultados esperados e tempos (cronograma).
Não esqueça de mostrar:
d) Alternativas pedagógicas utilizando os recursos de TA selecionados por você. Seu plano de trabalho (Item C), assim como a descrição do caso será incorporado ao registro do seu Dossiê de Inclusão, que você vem desenvolvendo desde o começo deste núcleo.
Lembre-se, IMPORTANTE!!!
Todos estes dados devem ser colocados no mesmo documento já denominado Dossiê da Inclusão.
Observações Importantes para que você tenha alternativas ao pensar e realizar a atividade acima:
Se você é professor de sala multimeios pode utilizar tais recursos no AEE.
Caso lecione na sala de aula regular, utilize nesse espaço para colocar em pratica estes recursos.
Em caso de atuar na gestão, verifique como pode contribuir com os professores da sua escola que tenham alunos em processos de inclusão nas suas salas. Aproveite para fazer uso também dos materiais da parede Vida Diária e Mobilidade Urbana;
Para professores que desejam trabalhar com adaptações curriculares indicamos o uso da parede Adaptações em complemento a algumas das outras paredes;
Porém, temos materiais para todas as áreas da escola, mas convidamos você a fazer uma visita completa pelo Tour da Sala de Recursos Multifuncionais. Bom trabalho!
3) Na parede Jogos Acessíveis sugerimos como atividade que você cursista compartilhe o material elaborado, baseado nos links e sites lá apresentados, com seus colegas e professores. Discutam juntos acerca das ideias apresentadas no Tour.
Isto, também pode lhe ajudar a desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas e voltada para o uso de Jogos na sala de aula.
4) Na parede Adaptações se você construir algum dos recursos indicados no ícone Saiba Mais (sobre NEDETA) compartilhe no seu Dossiê de Inclusão através de fotos, imagens e do passo a passo do recurso que você realizou. A troca de experiências é muito valiosa, aproveite o espaço e compartilhe, discuta com seus colegas e professor.
Sobre o registro:
COMO POSSO FAZER O REGISTRO?
Registre esta atividade, com fotos, vídeos, registro escrito ou em áudio, ou utilizando várias mídias, como preferir. Poste suas reflexões e registros no ambiente Proinfo, não esquecendo que este material ira compor o Dossiê de Inclusão, portanto você no início da construção já fez a escolha da ferramenta que irá utilizar, tais como: webfólio, documento word anexado ao Proinfo, Portfólio, acervo.
Este trabalho possibilitará também que conheças outras práticas e realidades escolares desenvolvidas por cursistas de outros locais geográficos, enriquecendo e potencializando a troca de experiências e diálogos entre você, seus colegas e professor formador. Então faça o exercício de visitar o trabalho dos colegas.