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Fase 3 - Jogos Digitais e os Processos de Aprendizagem

Sugestão de Atividade 4: Análise de Jogos

Neste momento, convidamos você a enfrentar nosso terceiro desafio: procurar desenvolver o olhar crítico sobre os jogos digitais, de forma a identificar os princípios de aprendizagem apontados por Gee. Este exercício tem por objetivo explorar o olhar crítico sobre os Jogos Digitais para garantir que, posteriormente, seja mais fácil elaborar propostas de aula utilizando os jogos de forma a amplificar seus princípios educativos. Mãos à obra!

Etapa 1 - Sugerimos alguns jogos para que você escolha um e passe um tempo jogando-o. Cada um desses jogos traz diferentes aspectos e diferentes níveis de dificuldade. Você pode escolher aquele em que se sinta mais à vontade. O importante, nesse momento, é que você jogue com atenção e dedicação, realizando uma imersão que lhe permita reconhecer todos os seus aspectos e peculiaridades. Lembramos que os jogos sugeridos a seguir possuem diferentes indicações de idade, e não necessariamente são indicados para crianças.

Bastion

Bastion é um jogo de ação em que o personagem tem de enfrentar obstáculos e lutar contra seus inimigos para atingir seu objetivo. É um aplicativo para ser baixado via Google Chrome. Clicando no link indicado, você poderá seguir o passo a passo para instalá-lo em seu navegador e, posteriormente, abrir para jogar. Esse jogo tem a opção paga, para ser utilizado em sua versão completa, e a versão resumida, gratuita. Para a finalidade desta atividade, a versão resumida será suficiente.

  

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Samorost 1

Samorost 1 é um jogo de aventura que tem como principal objetivo explorar o ambiente apresentado e buscar os elementos solicitados para ajudar o personagem a realizar sua tarefa. Está disponível, totalmente gratuito, no site da Amanita Design. Para acessá-lo, basta clicar no link indicado. O jogo não necessita ser baixado no computador, rodando totalmente on-line.

 

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Team Fortress 2

Team Fortress 2 é um jogo de ação, em que o(a) jogador(a) escolhe um personagem para participar da ação. Esse personagem tem habilidades específicas, que são necessárias para compor o time, de modo a garantir o êxito no jogo. Esse jogo está disponível em sua versão on-line gratuitamente. A partir do link indicado, é necessário fazer o download do aplicativo steam em seu computador, mas todo o processo é muito simples. Siga o passo a passo indicado no site para fazer o download do mesmo. Após sua instalação, basta executá-lo e familiarizar-se com as instruções e comandos do jogo.

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OBS.: os três jogos indicados não são considerados jogos educativos, mas podem, dependendo do interesse do(a) professor(a) e da faixa etária dos(as) alunos(as), serem trazidos para o espaço da sala de aula e utilizados como objeto de aprendizagem para mediar a discussão de algum conceito ou conteúdo, ou mesmo para desenvolver alguma habilidade de coordenação motora, psíquica e visual.

Etapa 2 - Posteriormente, você pode desenvolver uma análise do jogo selecionado, procurando indicar nele os princípios de aprendizagem propostos por Gee que você conseguiu identificar durante a atividade. Para ajudá-lo nessa tarefa, oferecemos o exemplo de análise de um jogo, no qual identificamos alguns princípios de aprendizagem para melhor indicar como solucionar a atividade.

 

Cursista, parabéns pelo êxito na resolução do desafio proposto. Sabemos que nem sempre é fácil jogar um jogo tão elaborado como esses apresentados acima, mas, por considerarmos que é fundamental seu contato com esse mundo para quebrar alguns paradigmas já enraizados, possibilitamos a você, por meio dessa atividade, ter contato com esse mundo de forma lúdica, demonstrando que qualquer jogo, educativo ou não, pode participar da aprendizagem de seus(suas) alunos(as), enriquecendo o espaço da sala de aula com propostas lúdicas e envolventes.

Antes de finalizar este tópico, apresentamos a você algumas visões teóricas sobre a relação entre jogos digitais e educação.

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Na próxima fase de nosso curso, finalizaremos nossos estudos apresentando uma proposta educativa que tem ganhado o espaço de muitas salas de aula. Fruto dos estudos e práticas vivenciados a partir dos jogos digitais, tal proposta é pautada nos elementos dos jogos, extrapolando suas regras básicas para o espaço escolar de modo a mediar a construção e desenvolvimento dos estudos e conhecimentos escolares. Trata-se da Gamificação. Pronto para essa aventura?


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