Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Inclusão na Educação Básica

Assista à fala da Prof.ª Dr.ª Rosângela Machado e perceba nas palavras dela algumas concepções sobre o papel da sala de recurso multifuncional na e para a escola.

Já refletimos sobre o que é a sala de recurso multifuncional. Mas podemos ir além e conhecer outras iniciativas governamentais que existem no Brasil, para isso, leia os textos complementares que seguem, neles são apresentadas alternativas possíveis para sua escola e para os alunos com deficiência da comunidade escolar, em especial, se sua unidade escolar ainda não conta com esse serviço.

 

Manual de Orientação do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.

 

Documento Orientador do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.

 

Salas de Recursos Multifuncionais (2007).

 

 

Aproveitamos para convidá-los a assistir ao vídeo da Prof.ª Dr.ª Magali sobre a experiência no processo de implementação das salas de recursos multifuncionais de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o trabalho desenvolvido nesses espaços.

 

Você deve ter percebido que as leituras indicadas anteriormente lhe fornecem subsídios para propor uma discussão com seus colegas sobre o espaço do AEE e sobre a sala de recursos multifuncionais. A clareza sobre esses conceitos estruturantes contribuirão para entrarmos no Tópico 3, que se refere aos recursos de Tecnologia Assistiva encontrados nas salas de recursos multifuncionais. Nele, você poderá fazer um tour virtual, como brevemente explicado no Conceito Estruturante 4. Antes de partirmos para mais essa aventura, pensamos em algumas questões que poderão contribuir para a construção de seu dossiê.

 

 

 

 

 

Ícone referente ao Dossiê de Inclusão. A imagem mostra uma pasta rosa entre aberta com pontas de papéis para fora

 

 

Ícone referente ao Dossiê de Inclusão. A imagem mostra uma pasta cor-de-rosa entreaberta com papéis aparentes para fora.

Complemente seu Dossiê de Inclusão.

  • A sua escola conta com o espaço de uma sala de recurso multifuncional (SRM)?

  • Se sim, como foi conquistado esse espaço: por via de lei ou projeto? Conte-nos um pouco sobre essa conquista.

  • Se não, sua escola acredita que um espaço como esse poderia auxiliar nos processos educativos?

  • De que forma os setores da sua escola estão se mobilizando para que essa conquista seja alcançada ou mantida?

  • Apresente a sala de recurso multifuncional da sua escola para seus colegas e como ela funciona para atender à demanda da unidade.

 

 

Agora que concluímos mais uma etapa da nossa viagem, organize o material recolhido para o Dossiê de Inclusão proposto. Convidamos você a continuar a jornada, aumentando cada vez mais sua bagagem de conhecimentos, através das discussões, das dúvidas e dos questionamentos que surgem no caminho. Quem sabe, você possa desenvolver uma nova forma de olhar para os processos inclusivos na escola. Vamos partir! Seguimos juntos para a próxima parada que será um tour virtual pela sala de recurso multifuncional.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página