Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Tópico II - Inclusão na Educação Básica

Conceito Estruturante 5 - Salas de Recursos Multifuncionais

Depois de pensarmos e refletirmos sobre as questões levantadas sobre o Atendimento Educacional Especializado, chegou o momento de explorarmos um pouco mais sobre as salas de recursos multifuncionais. Para isso, propomos que você realize a leitura do texto: Salas de Recursos, Tecnologias Assistivas e Processos de Inclusão Escolar a partir da perspectiva sócio-histórica, Passerino (2011); no qual a autora amplia a discussão ultrapassando os limites da escola, levando-nos a novos questionamentos e inquietações.

 

 

 

 

Ícone referente ao Dossiê de Inclusão. A imagem mostra uma pasta rosa entre aberta com pontas de papéis para fora

 

Ícone referente ao Dossiê de Inclusão. A imagem mostra uma pasta cor-de-rosa entreaberta com papéis aparentes para fora.

Responda às questões abaixo e complemente seu dossiê.

Em seu grupo de trabalho, no atendimento dado aos alunos com deficiência, são respeitadas as diferenças individuais? Como isso acontece?

No texto a autora afirma:

“Para Vigotski (1997), o defeito orgânico apresenta um duplo papel no processo do desenvolvimento, pois, por um lado, cria dificuldades e limitações, mas, por outro, todo defeito cria as bases para um processo de compensação. O defeito se converte em ponto de partida para novos processos indiretos de desenvolvimento. Mas, como Vigostki alerta, o próprio meio social põe limites à peculiaridade orgânica, pois uma criança com defeito não é inevitavelmente uma criança deficiente. O grau do defeito e a expectativa da normalidade dependem da compensação social em curso.” (PASSERINO, 2011, p. 6-7)

Você concorda com esta afirmativa? Como você poderia associar essa ideia com a sua realidade?

 

Como você pôde acompanhar no texto, a atual política pública governamental no âmbito da inclusão escolar foca, entre outras ações, na implantação das denominadas salas de recursos multifuncionais. Vimos que o processo de implantação iniciou-se com 626 salas, entre 2005 e 2006; em 2007, esse número aumentou consideravelmente a partir de um edital oficial, e foram contabilizadas 15.551 salas de recursos multifuncionais, distribuídas em todos os estados e o Distrito Federal, atendendo aproximadamente 82% dos municípios brasileiros (exatamente 4.564 municípios) (BRASIL, 2010).

Mas, afinal, o que são as salas de recursos multifuncionais? 

 

Fotografia panorâmica de uma sala multimeios, mostrando seus diferentes espaços e recursos. Prateleiras com brinquedos pedagógicos, mesa redonda com 5 cadeiras ao entorno, acima da mesma está aparecendo um livro de história infantil, apoiado num plano inclinado. Na outra aprece, uma mesa redonda com2 cadeiras está a frente do quadro negro, no mesmo há cartazes de letras e no meio do quadro, pendurado, um calendário de tecido. Na última parte da fotografia aparece o espaço de informática, percebe-se computador, teclado, impressora, scanner. Na parede há dois murais com vários papéis colocados, porém não é possível identificar os mesmos.

.

 

De acordo com o livro A Escola Comum Inclusiva (ROPOLI et al., 2010, p. 31-32), parte da coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (BRASIL; MEC; SEESP, 2010):


“As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Essas salas são organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, em turno contrário à escolarização. Estes espaços são caracterizados por tipo I e II, são elas:

 

 

 

As Salas de Recursos Multifuncionais Tipo I: são constituídas de microcomputadores, monitores, fones de ouvido e microfones, scanner, impressora laser, teclado e colmeia, mouse e acionador de pressão, laptop, materiais e jogos pedagógicos acessíveis, software para comunicação alternativa, lupas manuais e lupa eletrônica, plano inclinado, mesas, cadeiras, armário, quadro melamínico.

Fotografia na sala de recursos multifuncional, mostra uma mesa redonda com 5 cadeiras ao entorno, acima da mesma está aparecendo um livro de história infantil, apoiado num plano inclinado. Ao fundo, percebe-se prateleira e armário com brinquedos pedagógicos.

 

 

 

As Salas de Recursos Multifuncionais Tipo II: são constituídas dos recursos da sala Tipo I, acrescidos de outros recursos específicos para o atendimento de alunos com cegueira, tais como impressora Braille, máquina de datilografia Braille, reglete de mesa, punção, sorobã, guia de assinatura, globo terrestre acessível, kit de desenho geométrico acessível, calculadora sonora, software para produção de desenhos gráficos e táteis”

 

Imagem mostra um livro didático com uma figura. A mesma contém várias árvores e troncos cortados, abaixo há três questões. Ao lado a mesma atividade do livro didático transcrita para o Braille, as árvores estão adaptadas, e, as questões estão em Braille.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página