Este tópico buscará contextualizar o que é cultura e cultura digital na prática pedagógica afim de compreender as relações de ensino e aprendizagem na cultura digital, além de abordar estudos da contribuição das TDIC nesse processo. Assim, o intuito é buscar uma Reflexão sobre as características da cultura digital e o que significa aprender nela.
Aqui, você terá contato com um cenário que traz algumas noções de cultura digital, além de entender melhor a construção dessa cultura e seu desenvolvimento intenso a partir de processos de transformações sociais e tecnológicas. Tudo isso por meio de vídeos com depoimentos de pessoas “comuns” e de especialistas manifestando-se a respeito de como entendem e sentem os impactos da cultura digital.
Nessa etapa, vamos tentar contextualizar o "Retrato da Escola" com base nas atividades realizadas no PLAC 1 na sua escola. Ao representar o cotidiano da cultura digital em sua escola, será possível entender como essa cultura se desenvolveu ali por meio de relações que buscam entender nas questões históricas as discussões sobre modernidade e globalização.
Iremos juntos problematizar os modos de contribuição das TDIC, dialogando com a escola e o(a) professor(a) sobre suas concepções de informação e conhecimento. Para entender como isso se relaciona com o processo de aprendizagem desenvolvido pela escola é apresentando conceitos de dados, informação e conhecimento na cultura digital.
Buscar uma reflexão de como a utilização das TDIC contribui para o processo pessoal de aprendizagem. Com isso, iremos retomar concepções e aportes para que essas tecnologias abram espaços a novas práticas com relação ao processo de ensino e aprendizagem a partir das questões: “o que sei fazer bem?”, “como aprendi?” e “como sei que sei?”.
Discutir a criação de abordagens pedagógicas baseadas na investigação, nas quais o conhecimento é resultado do(a) aluno(a) em processo ativo. Aqui, iremos juntos tentar promover a compreensão de como as TDIC transformam as buscas por informações, proporcionando novas relações de aprendizagem por meio de sistematizações de estudos individuais e discussões para resolver os desafios de: investigar, refletir e aprender.
Apresentar como as TDIC proporcionam à escola a possibilidade da aprendizagem em rede e compreender as diferentes possibilidades didáticas quando se proporciona um aprendizado em rede é fundamental para problematizarmos a conexão entre pessoas que tecem juntas um “produto”, fruto da interação e contribuição. Nesse tópico iremos navegar nessas discussões.
Aqui iremos dialogar sobre o desenvolvimento do currículo em um contexto repleto de novas possibilidades afim de perceber novas possibilidades de produção por meio de diferentes linguagens, compreendendo algumas de suas funcionalidades. Assim, vamos estudar algumas possibilidades como: a espiral de aprendizagem, os recursos interativos no contexto escolar, as TDIC e os processos de construção de conhecimentos e as múltiplas linguagens.