Ir para página anterior Ir para próxima página

Ícone
Menu de Tópicos

TÓPICO I - Lugar, Paisagem e Território

Partindo de uma reflexão em relação aos conceitos de lugar, paisagem e território, teremos contato com algumas possibilidades de trabalho em sala de aula com a utilização das TDIC. Serão apresentados textos, vídeos e músicas como meios disparadores. Assim, os relatos serão apresentados como subsídios para novas perspectivas de ensino.

 

TÓPICO II - O Olhar do(a) Professor(a) Cursista para seu Próprio Cotidiano

Nesta proposta de estudo, temos como principais objetivos apresentar a Geografia como um campo intimamente vinculado à produção de imagens do mundo, e discutir os principais elementos envolvidos na interpretação e produção de imagens a partir de uma abordagem geográfica atrelada a um mundo na Cultura Digital. Trabalharemos por uma atividade que direcione o nosso olhar para a paisagem local, na qual podemos identificar as diferentes relações de trabalho e os hábitos cotidianos.

 

TÓPICO III - O Olhar dos(as) Alunos(as) para seu Próprio Cotidiano

Neste tópico, iremos continuar nosso diálogo entre as imagens fotográficas e a geografia. Você, cursista, terá contato com uma prática de ensino de geografia consolidada pela utilização de imagens amparadas pelas TDIC. Com base na participação dos estudantes na coleta de imagens, permitindo uma construção sequencial aqui denominada de foto-sequência (imagem sequencial), trabalharemos a construção de conceitos e processos educativos da Geografia escolar.

 

TÓPICO IV - Analisando as Imagens do Livro Didático

Neste tópico final, vamos dialogar sobre as imagens fotográficas presentes nos diferentes livros didáticos. Permearemos concepções conceituais e representações estereotipadas de espaços geográficos. Como atividade final, os cursistas irão descrever todo o seu percurso ao longo do núcleo, destacando suas considerações em relação às abordagens conceituais da geografia e suas práticas auxiliadas pelas TDIC e as imagens.

 


Ir para página anterior Ir para próxima página