Neste tópico, discutiremos a ideia de tempo como construção social e humana, por ser um aspecto importante da dinâmica escolar, dos processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, ser relevante para a gestão. O tempo é um dos diversos elementos que compõem a cultura escolar e é instituído a partir de escolhas feitas com base em referenciais específicos de uma determinada realidade. Tais escolhas constituem-se em arquiteturas temporais que sofrem influências tanto internas como externas à escola. Convidamos você a refletir sobre como essas influências, que incluem a presença maciça das TDIC na escola, podem repercutir na sua atuação como gestor e no planejamento dos tempos escolares.
Nesse tópico, discutiremos as principais características que identificam as diferentes gerações que convivem hoje nas escolas, especialmente a relação de cada uma delas com os recursos tecnológicos. Nossa ideia é levá-lo a refletir sobre os desafios que você, gestor, pode enfrentar neste aspecto e como pode também aproveitar o que cada geração tem de melhor para ampliar as possibilidades de convivência e de aprendizagem.
Vamos discutir nesse tópico algumas competências necessárias para você, gestor, considerando os novos desafios impostos à escola, especialmente em virtude do uso de dispositivos móveis e redes sociais. Buscaremos refletir sobre como o exercício da liderança e o trabalho coletivo pode ajudá-lo a atingir melhores resultados.
Para finalizar esse núcleo, discutiremos quais ações podem propiciar o avanço da integração das TDIC no contexto escolar, propiciando abertura para diferentes possibilidades de usos pedagógicos desses recursos, a partir de uma nova configuração de tempo e espaço educativo exigida pela cultura digital. Por fim, propomos um novo olhar sobre o Projeto Político Pedagógico da sua escola, agora com o intuito de traçar coletivamente os futuros caminhos para a integração das TDIC no currículo.